CPOR/RJ
 
 
54
1
s
s
 
 

 

 
   
 

O Ingresso

 

 
 

Os candidatos às vagas do CPOR/RJ devem atender às seguintes exigências:

- Estar concorrendo à Seleção para o Serviço Militar Obrigatório, após ter-se alistado no ano em que completa 18 anos;

- Ser brasileiro nato, na forma estabelecida pela Constituição da República Federativa do Brasil;

- Ser considerado apto "A" sem restrição, na Comissão de Seleção (CS) Geral (1ª fase);

- Possuir o ensino médio completo, ou estar cursando o seu último ano, ou cursar o ensino universitário;

- Ter, no mínimo, 1,60m de altura e correspondência de peso e perímetro torácico;

- Residir em município tributário de OFOR - consulte o Plano Regional de Convocação (PRC), disponível no site da 1ª RM e;

- Concorrer à Seleção Especial e Complementar no CPOR/RJ (Órgão de Formação de Oficiais da Reserva - OFOR) (2ª fase).

Observação: a efetivação da matrícula no CPOR/RJ para o candidato aprovado em todas as fases, está condicionada a que o candidato esteja frequentando o ensino universitário, em estabelecimento escolar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) No ato da matricula do CPOR/RJ, deverá ser apresentada a declaração do estabelecimento de ensino comprovando o curso de ensino superior.

Para mais informações, consulte o Plano Regional de Convocação (PRC), disponível no site da 1ª RM.

Para estar apto a ingressar no CPOR/RJ, o voluntário deve submeter-se a testes escritos de conhecimentos ao nível do ensino médio, testes de aptidão física, exames médicos e odontológicos e uma avaliação psicológica. Somente os candidatos mais bem qualificados serão matriculados, pois o curso funciona com apenas 200 (duzentos) alunos.

 

* 1ª FASE

- O candidato deverá se alistar em uma junta militar próximo de sua residência e receberá um documento denominado CERTIFICADO DE ALISTAMENTO MILITAR (CAM).

- O próximo passo é comparecer a uma das Unidades do Exército que será designada no verso do CAM.

-Chegando ao local, deverá informar do interesse em ingressar no CPOR. Feito isto, o candidato será designado para comparecer ao CPOR, para o processo de seleção especial.

- Será realizada nessa primeira etapa, uma entrevista e um exame médico/odontológico.

 

* 2ª FASE

- No ano seguinte, o candidato deverá comparecer novamente ao quartel em que foi na primeira vez. Lá ficará sabendo se retornará para o CPOR ou não (aprovado ou reprovado).

- Retornando para o CPOR, o candidato passará para a 2ª fase do processo seletivo. Realizará um exame intelectual e um teste físico. Sendo classificado entre os 200 (duzentos) primeiros, será aluno do CPOR/RJ. O exame intelectual (provas com matéria de nível médio) será realizado nas dependências do CPOR/RJ ou em local próximo, o qual será informado aos candidatos com antecedência. O teste físico será realizado no CPOR/RJ.

- No exame intelectual, o candidato deverá comparecer com 1 (uma) hora de antecedência no local designado, portando o CAM, documento de identidade (com foto), lápis, borracha, caneta azul ou preta. Não ingressarão no local de prova os candidatos que não estiverem vestidos adequadamente, pois bermuda, camiseta e chinelos são proibidos em toda as fases do processo seletivo.

 

Seleção Complementar CPOR/RJ

Exame de Aptidão Física:

*Corrida em 12 minutos:
-Índice mínimo = 2100 Metros

*Flexão de Braços:
-Índice mínimo = 18 repetições

*Abdominal supra em 5 minutos:
-Índice mínimo = 26 repetições

*Flexão de Barra:
-Índice mínimo = 3 repetições


 
 

Observações:

1. O Candidato deverá obter o índice mínimo nas 04 (quatro) modalidades do Exame de Aptidão Física. Caso esta condição não seja alcançada, o candidato será eliminado da seleção.

2. Este exame servirá com critério de desempate do exame intelectual, isto é, a aptidão física será expressa por notas que servirão de critério de desempate para o Exame Intelectual. O índice mínimo de cada exercício corresponde a nota 5,0 (cinco vírgula zero), que na execução de qualquer tarefa será eliminatória.

3. O Candidato deverá conduzir para a seleção complementar (2ª fase), que ocorrerá em Janeiro/Fevereiro de 2012: tênis para corrida, calção e camiseta. Será disponibilizado um alojamento para os candidatos trocarem de roupa.

 

 
 

Exame Intelectual:

 
 

1. Redação Dissertativa;

2. Prova objetiva no nível do 3º ano do ensino médio, abrangendo as seguintes disciplinas: Matemática, Português, História e Geografia.

PROVA DE REDAÇÃO

1) Dissertação  –  Tema:  na  introdução,  a  apresentação  do  assunto,  direcionamento para  o  objetivo  do  trabalho, posicionamento  por  parte  do  candidato;  no  desenvolvimento,  a colocação de no mínimo três parágrafos, defesa de posicionamento, argumentação, capacidade de abstração mental; na conclusão, a retomada do tema, a ratificação do objetivo do trabalho e o fecho. Linguagem:  unidade de pensamento, coerência, coesão textual, clareza, estruturação frasal, adequação  vocabular, impessoalidade,  não  utilização  de  pronome  de  tratamento  (você),  não utilização  de  texto apelativo;  utilização  da  norma  culta  da  Língua,  sem  repetição  viciosa,  não utilização   de  clichês,  sem  rasuras,  letra  padrão  da  Língua,  marginação,   apresentação   geral. Gramática: cumprimento das normas gramaticais em vigor.

 

PROVA DE PORTUGUÊS

1) Leitura, interpretação e análise de textos
– Leitura, interpretação e análise dos significados presentes num texto e relacionamento destes com o universo em que foi produzido.

2) Fonética
– Fonemas, ortografia, acentuação gráfica.

3) Morfologia
– Estrutura das palavras, formação das palavras, Sufixos, Prefixos, Radicais gregos e latinos, classificação e flexão das palavras.

4) Sintaxe
– Análise sintática, Termos essenciais da oração, Termos integrantes da oração, Termos acessórios da oração, Período composto, Orações coordenadas, Orações principais e subordinadas, Orações subordinadas  substantivas, Orações subordinadas adjetivas, Orações subordinadas adverbiais, Orações reduzidas, Sinais de pontuação, Sintaxe de concordância, Sintaxe de regência, Sintaxe de colocação, emprego de algumas classes de palavras, emprego dos modos e dos tempos, emprego do verbo haver.

5) Teoria da linguagem e semântica
– História da Língua Portuguesa; linguagem, língua, discurso e estilo; níveis de linguagem, funções da linguagem; figuras de linguagem; significado das palavras.

6) Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da  Língua  Portuguesa,  assinado  em  Lisboa,  em  16  de  dezembro  de  1990,  por  Portugal,  Brasil, Angola,  São  Tomé  e  Príncipe,  Cabo  Verde,  Guiné-Bissau,  Moçambique  e,  posteriormente,  por Timor  Leste,  aprovado  no  Brasil  pelo  Decreto  Legislativo  n°  54,  de  18  de  abril  de  1995.  Ainda serão aceitas as duas formas ortográficas, como está previsto no Decreto.

7) Literatura brasileira
– Contexto histórico, características, principais autores e obras do Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Impressionismo, parnasianismo e Simbolismo.

 

PROVA DE MATEMÁTICA

1) Conjuntos Numéricos
– Conjuntos numéricos, operações com intervalos reais.

2) Funções
– Definição, domínio, imagem, contradomínio, paridade,  injeção  e  sobrejeção, função inversa, função afim, função linear, função quadrática, função modular, e função composta, inequação produto e inequação quociente.

3) Funções Exponenciais
– Gráficos, domínio, imagem e características da função exponencial, equações e inequações exponenciais.

4) Funções Logarítmicas

– Noções fundamentais de funções logarítmicas, definições de logaritmo, propriedades  operatórias,  gráficos,  domínio,  imagem  e  características  da  função  logarítmica,  e equações e inequações logarítmicas

5) Trigonometria
– Trigonometria no triângulo (retângulo e quaisquer), círculo trigonométrico, razões          trigonométricas,  redução  ao 1º quadrante, funções trigonométricas, transformações, identidades, equações e inequações trigonométricas, as inversas das funções trigonométricas.

6) Contagem e Análise Combinatória
– Fatorial, introdução à análise combinatória, arranjos simples, combinações  e permutações simples.

7) Probabilidade
– Introdução, experimento aleatório, experimento amostral, evento, probabilidade em espaços amostrais equiprováveis, probabilidade da união de dois  eventos, probabilidade condicional, probabilidade de dois eventos sucessivos e experimentos binomiais.

8 ) Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares
– Matrizes, operações com matrizes, matriz inversa, determinante de uma matriz, propriedades dos determinantes, sistemas de equações lineares.

9) Introdução à Geometria Espacial
– Geometria espacial de posição, posições relativas de duas retas,  posições relativas de dois planos, posições relativas entre reta e plano,  perpendicularismo  de  dois  planos, projeção ortogonal, ângulo no espaço e poliedros.

10) Sequências

Sequências, progressões aritméticas (P.A.), progressões geométricas (P.G.).

11) Prismas, cilindros, pirâmides, cones e esferas
– Elementos, áreas, volumes, secções e troncos.

12) Geometria plana e aritmética.

 

 

PROVA DE GEOGRAFIA-HISTÓRIA

1) GEOGRAFIA

a) Geografia Geral
(1) Localizando-se no Espaço.
– Orientação e localização: coordenadas geográficas, fusos horários.
– Cartografia: a cartografia e as visões de mundo, as várias formas de representação da superfície terrestre, projeções cartográficas, escalas e convenções cartográficas.

(2) O Espaço Natural
– Estrutura e dinâmica da Terra: evolução geológica, dinâmica da  crosta  terrestre, tectonismo, vulcanismo, intemperismo, rochas e solos, formas de relevo e recursos minerais.
– As superfícies líquidas: oceanos e mares, hidrografia, utilização dos recursos hídricos.
– A dinâmica da atmosfera: elementos e fatores do clima e os tipos climáticos.
– Os domínios naturais: distribuição da vegetação, características gerais das grandes paisagens naturais.
–Impactos ambientais: poluição atmosférica, erosão, assoreamento, poluição dos recursos hídricos e a questão da biodiversidade.

(3) O Espaço Econômico
– Indústria: o processo de industrialização, tipos de indústria, a concentração e a dispersão industrial, os novos fatores de localização industrial, as fontes  de  energia  e  a  questão energética.
– Agropecuária: sistemas agrícolas, estrutura agrária, uso da terra, produção agropecuária e a questão da fome.
– Circulação: os fluxos financeiros, as vias de circulação, os fluxos de informação e as migrações internacionais.

(4) O Espaço Humano
– Demografia:    teorias demográficas, estrutura da população, crescimento demográfico e migrações.
– Urbanização: processo de urbanização, espaço urbano e problemas urbanos.

(5) O Espaço Global
– A nova ordem mundial: questões geopolíticas, os blocos econômicos, os grandes conjuntos de países, a globalização, as desigualdades regionais, os conglomerados transnacionais, conflitos regionais e mundiais.

b) Geografia do Brasil
Espaço Natural
–   Características    gerais   do   território    brasileiro:    posição    geográfica,   posição. Geomorfologia: o relevo e a estrutura geológica.
– A atmosfera e os climas: elementos e fatores climáticos e os climas no Brasil.
– Os domínios naturais: distribuição da vegetação, características gerais dos domínios naturais, aproveitamento econômico e degradação ambiental.
– Os recursos hídricos: bacias hidrográficas, aqüíferos, hidrovias, aproveitamento econômico e degradação ambiental.

 

HISTÓRIA

(1) História do Brasil

a) A sociedade feudal (Século V ao XV).

b) O Renascimento comercial e urbano.

c) Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna, o Absolutismo e o Mercantilismo.

d) A expansão marítima européia.

e) O Renascimento cultural, o Humanismo e as reformas religiosas.

f) A montagem da Colonização Européia na América
– Os Sistemas Coloniais Espanhóis, Francês, Inglês e dos Países Baixos.

g) O Sistema Colonial Português na América.
–  Estrutura  Político-Administrativa;  Estrutura  Sócio - Econômica; invasões estrangeiras; expansão territorial; rebeliões coloniais. Movimentos Emancipacionistas: Conjuração Mineira e Conjuração Baiana.

h) O Iluminismo e o Despotismo Esclarecido.

i) As Revoluções Inglesas (século XVII) e a Revolução Industrial (século XVIII a XX).

j) A independência dos Estados Unidos da América.

k) A Revolução Francesa e a Restauração (o Congresso de Viena e a Santa Aliança).

l) O Brasil Imperial
- O processo da independência do Brasil: o Período Joanino; Primeiro Reinado; Período Regencial; Segundo Reinado; Crise da Monarquia e Proclamação da República.

m) O Pensamento e a Ideologia no Século XIX

n) O Idealismo Romântico; o Socialismo Utópico e o Socialismo Científico; o Cartismo; a Doutrina Social da Igreja; o Liberalismo e  o Anarquismo;  o  Evolucionismo e o Positivismo.

 

Modelo de Prova

 
     
     
 
Copyright©2001 - Centro de Preparação de Oficiais da Reserva.
Todos os direitos reservados.