CPOR/RJ
 
 
54
1
s
s
 
 
 
   

CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA (CFOR)

 

 

O CFOR, com duração de 42 semanas, compreende o PERÍODO BÁSICO e o PERÍODO DE FORMAÇÃO E APLICAÇÃO.

Complementarmente à formação, o Aspirante-a-Oficial egresso dos órgãos de Formação de Oficiais da Reserva (OFOR) poderá ser convocado, dependendo da existência de vagas, para realizar o ESTÁGIO DE INSTRUÇÃO E PREPARAÇÃO PARA OFICIAL TEMPORÁRIO (EIPOT) e ESTÁGIO DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAR (EIC).

 
 

 

PERÍODO BÁSICO

É dividido em duas fases. A primeira fase é compreendida por até 4 semanas em regime de internato. Os Alunos participam de diversas instruções durante a semana e são liberados do término do expediente de 6ª feira até a noite de domingo. O período de internato tem como objetivo adaptar o Aluno à vida na caserna.

A segunda fase desenvolve-se até a 15ª semana de instrução em regime semi-integral. Ou seja, o Aluno recebe instruções na parte da manhã. Antes do término do Período Básico, realiza-se um acampamento, no qual o Aluno executa tarefas eminentemente práticas, aplicando as instruções necessárias ao Combatente Básico.

Ambas as fases são planejadas de modo a minimizar a interferência na vida escolar (universitária) do aluno. O término do Período Básico culmina com o esperado momento da Escolha das Armas.

A ESCOLHA DAS ARMAS

É um dos momentos mais esperados dentre as atividades dos discentes durante o Curso. Durante o Período Básico, o Aluno realiza uma série de avaliações escritas e práticas, sendo conceituado em cada uma delas. Ao término do Período Básico, a média de cada Aluno é calculada. Com base nisso, todos são classificados na ordem decrescente das médias obtidas.

De acordo com sua classificação, o Aluno poderá escolher uma das seguintes Armas, Quadro ou Serviço: Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, Serviço de Intendência e Quadro de Material Bélico.

 
 

 

PERÍODO DE FORMAÇÃO E APLICAÇÃO (PFA)

Após a Escolha das Armas, o Aluno passará a integrar o curso escolhido, no qual receberá instruções militares específicas a respeito do mesmo, durante 27 semanas.

No período das férias escolares universitárias (mês de julho), o regime de instrução é integral, sendo realizados exercícios no terreno (acampamentos) e outras atividades de ensino, no âmbito de cada curso.

Com o fim do PFA, chega o também esperado dia do "Aspirantado", cerimônia na qual o Aluno é declarado Aspirante-a-Oficial da Reserva (R/2). Após esta solenidade, o jovem estará em dia com o Serviço Militar obrigatório e poderá, dependendo de sua classificação no curso realizado e da existência de vaga, realizar o Estágio de Instrução e Preparação para Oficial Temporário (EIPOT).

 
     
 

ESTÁGIO DE INSTRUÇÃO E PRAPARAÇÃO PARA OFICIAL TEMPORÁRIO (EIPOT)

Realizado no ano seguinte à Declaração à Aspirante-a-Oficial tem a duração de aproximadamente 3 meses e tem como objetivo consolidar a formação do Aspirante-a-Oficial R/2. Neste estágio, que é oferecido somente para os mais bem classificados em cada curso, pois depende do número de vagas oferecidas pelo Comando do Exército, o Aspirante-a-Oficial R/2 desempenhará em uma Organização Militar (OM) as funções inerentes ao seu posto, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no CPOR. Ministrará instruções, cumprirá ordens, comandará uma fração e tomará decisões, baseado nos conhecimentos, habilidaders e atributos adquiridos ou desenvolvidos durante sua formação militar.

 

 

 

 

ESTÁGIO DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAR (EIC)

Realizado após o Estágio de Instrução e Preparação para Oficial Temporário (EIPOT), tem a duração de até 8 anos, subtraindo destes o tempo do curso de formação, do EIPOT e o tempo de serviço público ou privado (para quem já trabalhou antes de ingressar no Exército).

Este estágio é realizado em uma Organização Militar (OM) do Exército, seguindo o critério de escolha, de acordo com a classificação do Aspirante no CFOR e a existência de vagas. Durante o EIC, o Aspirante-a-Oficial R/2 poderá ser promovido ao posto de 2º Tenente e, posteriormente, ao posto de 1º Tenente e terá todos os direitos e deveres de um Oficial do Exército Brasileiro, enquanto estiver convocado para o serviço ativo.

 

 

RESERVA ATENTA E FORTE!

 

 
 
Copyright©2001 - Centro de Preparação de Oficiais da Reserva.
Todos os direitos reservados.